sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Minha primeira notícia

Formação do Jornalista foi alvo de debate.
Estácio-FIB promoveu aos alunos do curso de Comunicação Social um panorama sobre as dificuldades do mercado e a função social que a profissão oferece.

O tema “Jornalismo e Educação” foi discutido em um debate ocorrido na última terça-feira 10 de setembro de 2013 no auditório da Estácio-FIB. O evento, organizado pela coordenadora do curso de Jornalismo do centro universitário, Antoniella Devanier, para alunos e profissionais de Comunicação Social, contou com a presença dos jornalistas Marjorie Moura, presidente do SINJORBA-Sindicato dos Jornalistas da Bahia e repórter do jornal A Tarde; Chico Araújo, idealizador do portal de notícias Diga Bahia e do Web designer André Bertotti, diretor da empresa Florindomundo,  produtor do documentário “ Desenvolvimento Comunitário Integrativo”.
O documentário foi apresentado e após a sua exibição, Bertotti explanou o processo de produção.  O trabalho mostra um método terapêutico originado de comunidades indígenas do México. O produtor ressaltou aos presentes a sua inspiração e espírito empreendedor para a produção de vídeos mesmo não sendo comunicador de formação. “Comecei a filmar minha família em casa sem pretensões, me inspirei em filmes, vejo os planos e enquadramentos e vou testando.”
Marjorie focou na formação do Jornalista. Destacou a importância da formação acadêmica, da leitura para ganhar “bagagem” cultural e da ética e honestidade na atuação profissional.  Mostrou as dificuldades do mercado de trabalho e da necessidade do profissional não deixar que interesses da empresa a qual trabalha modifiquem o conteúdo das reportagens. “Jornalista tem que ter coragem, ser ético e não deixar que seu trabalho sofra interferências de interesses maiores”.
Chico Araújo destacou a importância da função social e educativa do Jornalismo em televisão aberta. “A TV Globo através da fundação Roberto Marinho, embora haja interesses comerciais como em todo negócio, foi a primeira rede que abordou o tema cidadania através de vários programas da sua grade como Globo Ecologia, Telecurso 2000, Globo Cidadania”. Para ele Jornalismo deve estar sempre associado à temática social e educacional.

Antes e ao longo do evento, como atividades propostas pelos professores do curso de Comunicação Social, muitos alunos praticaram a fotografia, desenvolveram pautas e entrevistas para produzirem uma notícia, o que mostra a importância da integração entre a teoria e prática jornalística exigida pelo mercado de trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário