sábado, 19 de outubro de 2013

COMUNIDADE DO IMBUÍ BUSCA ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA






O bairro do Imbuí apresenta diversos casos de violência em 2013: roubos de veículos, assaltos à mão armada, assassinatos, arrastões em lojas de shoppings e brigas em bares nos quiosques do canteiro central. Comerciantes, policiais, e moradores buscam soluções para combater e prevenir a criminalidade no bairro. A criação do Conselho de Segurança e a prática de panfletagens a favor da paz são algumas das ações preventivas já implantadas em 2013.
Estatísticas oficiais e os relatos dos moradores permitem estimar a ocorrência de cerca de 300 assaltos a pedestre a cada 20 km, no Imbuí e nos bairros vizinhos do Costa Azul e Stiep. Um dos alvos da bandidagem foi o Shopping Gaivota do Imbuí , segundo relata Josenilda Serra, cabelereira do Salão Villa 55. “Um dos piores casos que já houve no Imbuí foi, em abril de 2013, pois aqui no Shopping Gaivota, teve um arrastão, um assalto à joalheria, à agência do shopping, saquearam alguns funcionários e algumas lojas, foi um pânico terrível, eles saíram correndo, renderam os seguranças no banheiro, por conta disso, reforçou a segurança do shopping, deu uma melhorada, mais aqui a violência é muito frequente, roubo de carros, assalto a funcionários quando saem do trabalho.” O dono da joalheria Dudu Jóias, que foi vítima do arrastão, se abala ao comentar o assunto. Muitas pessoas têm medo de falar e expor o problema.
Ações dos moradores
Membros da filosofia Cultura Racional, adepta e defensora do racionalismo, realizaram no último dia 28 de setembro de 2013 panfletagem nas praças do bairro com o objetivo de divulgar e discutir as causas da violência . De acordo com Horacindo Cardoso, membro da filosofia que se baseia nos ensinamentos do livro Universo em Desencanto “o mundo só terá paz quando toda humanidade desenvolver o raciocínio. Todo mundo diz assim ah, morreu porque Deus quis, a violência é porque Deus quis, não existe isso, o mundo não está por conta de Deus e sim do deus homem. Temos que estudar e trabalhar para alimentar o deus homem”.
A Diretoria do Conselho de Segurança do bairro composta por moradores, comerciantes, representantes da Igreja, instituições de ensino, Polícias Militar e Civil tomou posse em 18 de julho de 2013. O Conselho, iniciativa do vereador Euvaldo Jorge, residente no bairro há 33 anos, serve como elo entre comunidade e órgãos competentes visando diminuir os índices de violência e assaltos. “Um dos motivos que ajudou a aumentar a violência no bairro foi o fim das barracas de praia da orla porque as pessoas de fora e de outros bairros passaram a frequentar as barracas do canal do Imbuí, mas o trabalho do Conselho de Segurança tem ajudado a diminuir os índices de violência” diz João Amaral, membro da Associação dos Moradores.
Policiamento
O Imbuí possui um módulo policial próximo ao canteiro central e um toldo para estacionamento de viatura na entrada do bairro pela Av. Paralela, que estão sem a presença de viaturas e policiais. A comerciante Josenilda Serra informa que a polícia não fica fixa no posto, apenas fazem ronda com a viatura. O major Jarbas Carvalho comandante da trigésima nona Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Imbuí) não foi encontrado até o fechamento desta edição para dar maiores esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário